27.10.04

o John Peel resolveu morrer em ferias no Peru . Aqui foi noticia em todo o lado , com destaques na bbc e nos principais jornais .

agora , quem quiser que passe a musica , descubra talentos e mate-se a trabalhar ate que as bandas e o publico confiem na sua opiniao .

nao e' facil mas o JPeel ja la vai .

Londres


Estou em Londres , e recordando anteriores visitas comecei por visitar a Charlotte Street que continua trendy e cheia de restaurantes animados - embora a "nossa" Charlotte tenha em tampos dado a entender que seria uma rua dedicada ao comercio dos prazeres carnais . Se esses eram os do palato e da euforia etilica , assim continua .
Ontem fui ao Jazz Cafe ver o lancamento de uma colectanea de musica soul de uma nova editora - a Random Records . Mais uma vez o Jazz Cafe nao me desiludiu , continua a ser um grande sitio para passar umas horas da noite , beber uns copos , ve rgente e ouvit boa musica , Da noite de ontem destaco a actuacao de Myron , um soul man americano que eu recomendaria 'a senhora que foi comprar cigarros. Quando voltar hei-de voltar a escrever sobre esta noita , mas com acentos e mais tempo . Recomeca o curso , tenho de parar .

24.10.04

mais tv , que o fds tá de chuva


Secret knowledge - Rediscovering the lost techniques of the Old Masters , na BBC o grande David Hockney fala sobre truques com lentes e espelhos , usados pelos pintores do renascimento para dar mais realismo às suas obras .
Fascinante o programa que nalguns momentos tem ares de investigação policial . A determinada altura ele mostra-nos quadros em que todos são canhotos ( resultado da inversão da imagem pela lente ) e outros com deformações muito claras nas zonas limite da imagem .
Fiquei de boca aberta a assistir , e depois descobri que também há um website e um livro com data de 2001 (sendo assim , isto não é grande novidade ... )

Dia a dia


Ontem o Ex Senhor Televisão apareceu num programa sobre a fama , com um discurso saudosista . Enfim , quem lhe ligou o microfone que o cale , eu , mudei o canal ...
e ainda fui a tempo de ver os dois golos do SCP. Que grande merda . Para mim, perder com os lagartos , ou com os do alberto joão é coisa para me estragar o dia , o que me valeu foi ter o telemóvel desligado .

21.10.04

Pinto da Costa - o fim ?


Quem deu cabo da equipa do Porto ? Aquilo que se viu em Paris contra o PSG que está quase em último no campeonato dos frogs foi muito mau . Foi mau porque a equipa não jogou nada e também porque o treinador não mostrou qualquer capacidade para perceber o que estava mal ali .
Entretidos com cuspidelas no melhor treinador que tiveram nos últimos anos , e com novelas para consumo nacional como aquela do "orelhas , estou aqui" , os dragões parecem cada vez mais lagartixas inocentes , em vias de perderem o rabo .
Quanto tempo falta para que os SuperDragões comecem a berrar : "Ó Pinto da Costa , vai pró caralho " ?
O meu querido Barça perdeu com um frango do Valdés , mas jogou muito bem , fez tudo para ganhar incluindo 2 bolas na barra

20.10.04

Lhasa de Sela actua na Aula Magna a 6 de Dezembro !!!


Juro que até me emocionei quando li a notícia do concerto


He venido yo corriendo, olvidándome de ti,
Dame un beso pajarillo no te asustes colibrí !
He venido encendida al desierto pa quemar,
Porque el alma prende fuego cuando deja de amar...
(el desierto)

Encontrei no Solidariedade e no Púrpura Secreta , o anúncio do "grande evento do próximo dia 26 de Novembro, no Fórum Lisboa , com Gaiteiros de Lisboa e Sétima Legião, por solidariedade com as pessoas com doenças psiquiátricas " , as palavras são do Tomás que além de amigo e leitor deste blog , trabalha no dia a dia com alguns destes doentes . Quem nunca viu Sétima Legião( o meu filho , por exemplo ) , pode agora aproveitar .

O Santanismo em marcha ( continua )


O regresso do ditador iluminado . Morais Sarmento propõe-se aliviar os trabalhadores da RTP do fardo de pensar e decidir, no que diz respeito às tarefas de escolha dos conteúdos da programação.
Eu próprio gostava de pedir a um ministro qualquer , ou mesmo a um secretário de estado , uma mãozinha para dar rumo aos posts deste blog merdoso que mantenho com dificuldade e sem nexo .

Obrigado

Chico Buarque


Quando li o post de hoje na Controversa Maresia - a letra da Construção - lembrei-me logo desta que é uma das canções interpretadas pelo Chico Buarque que eu prefiro . A letra é um milagre de singeleza e conteudo e a música é perfeita .

Notícia de Jornal(Luis Reis - Haroldo Barbosa)

Atentou contra a existência num humilde barracão
Joana de tal, por causa de um tal João
Depois de medicada, retirou-se pro seu lar
Aí a notícia carece de exatidão
O lar não mais existe, ninguém volta ao que acabou
Joana é mais uma mulata triste que errou
Errou na dose
Errou no amor
Joana errou de João
Ninguém notou
Ninguém morou
Na dor que era o seu mal
A dor da gente não sai no jornal


19.10.04

No copy protection . Respect the music !


Esta é uma questão que já aqui foi referida mais que uma vez . Eu , enquanto consumidor / comprador de música não aceito que me impeçam de copiar os meus cd's para uso próprio , nem aceito que um cd por mim comprado não toque numa drive de cd's que eu tamb+em comprei e tenho o direito de usar . Eu sou contra os mecanismos de "COPY PROTECTION" que infestam como verdadeiros vírus , os cd's que eu compro , e por isso fico contente ao ver esta campanha iniciada pela editora !K7 .

A utilização deste logo nos discos da companhia significa, segundo eles, que "quem compra um cd pode usá-lo como quiser . Torna também claro que a boa música tem uma prerrogativa - o direito de ser tratado com respeito."

É claro que espalhar músicas copiadas é um crime contra os autores e demais entidades envolvidas no processo da gravação e distribuição da música, mas fazer uma seleção de músicas , com cd's legais e oferecer aos amigos no natal não é crime . Tratarem um cliente como um potencial criminoso é estupidez .

Entretanto também descobri que a Sony está a desistir do mesmo tipo de trapalhadas , pois chegaram à surpreendente conclusão que a pirataria é levada a cabo por uma parte ínfima dos compradores e o novo mercado dos mp3 é onde eles esperam reencontrar o seu dinheirinho . O que virá a seguir ?

18.10.04

O doutor Jardim


Quando oiço o doutor Jardim a babar-se na televisão , com o seu ar gorduroso , disparando em várias direções ao mesmo tempo , mostrando o ódio típico dos ditadorzinhos frustrados ( e quantos há por aí desde contínuos de liceu , até políticos de nomeada ) tento perceber porque votam nele os madeirenses , ano após ano , eleição após eleição . Será que existe outro doutor Jardim ? será que a comunicação social dos patetas do continente inventou essa imagem para o bom do senhor , coitado, que na verdade é um santo como o padre Américo e um verdadeiro herói das democracias insulares em geral ?

E agora que vai acabar o "porreirismo" como vai ser . E a jornalista que lhe perguntou por limpezas já terá sido saneada ? Será que eu sou cubano ?

Perdoai-me senhor que não sei o que faço ( e digo , e escrevo )

Cinema Tour


Fui a Arcos de Valdevez e confirmei que a "Cinema Tour" está a melhorar de dia para dia , principalmente por parte da Ana Vieira que cada vez se mostra mais à vontade nesta tarefa de se apropriar de canções que existem em disco cantadas por outras vozes .
No dia seguinte acordei ( no Hotel da Ribeira , mesmo junto ao rio Vez ) a trautear uma das músicas novas ( a que tem letra em castelhano ) , à qual a Ana deu um toque mexicano. Não sei porque sinto isto , talvez pela tonalidade grave que ela utiliza .
O outro tema novo que ela canta - Solitude - fez o público levantar-se para aplaudir , o que é raro numa música desconhecida .

Seguem-se concertos em Alicante no dia 29 , Vila Nova de Famalicão e Vila Real nos dias 5 e 6 de Novembro , Tavira no dia 13 , Alcobaça no dia 19 ... e continua .

15.10.04

Biografias - via Quéstuver



A organização " International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies " lançou uma ideia muito interessante , que lhes permitirá angariar fundos de uma forma simpática . Descobri isto via Quéstuver e apoio a ideia .Cada um escreve a sua biografia com 100 palavras , se usar mais palavras tem de pagar .
Library of life

12.10.04

Santanismo em marcha


O Bagão engole aqueles sapos todos ?

No dia 10 de Setembro este ministro benfiquista disse ...

...que as exigências sindicais e 4,5% ou 5% são completamente impossíveis.

«Não podemos continuar com o discurso de menos impostos, mais despesa e menos défice, porque isso é matemática política e é impossível. A CGTP lançou um número mas sabe que isso é impossível»., garante o ministro das Finanças.

Para o ministro das Finanças os aumentos propostos custariam aos cofres do Estado cerca de 600 milhões de euros. Desta forma, será impossível também cumprir a promessa de Santana Lopes, ou seja, acabar com o recurso a receitas extraordinárias.


Here we go again ( cantando e rindo ). Vamos todos ficar ricos!

11.10.04

Na sexta em Sintra e no sábado em Sta. Maria da Feira


Vi os dois concertos e o de sábado foi melhor . Isso não é de estranhar , e naturalmente vai melhorar mais ainda , porque há músicas novas ( 3 ) que precisam de ser tocadas mais vezes para terem maior consistência .

Num comentáro ao post anterior , aquela(?) que assina Vague diz que gostava de ter ouvido a Rosa Passos no tema "Rosa" . Eu também gostava de poder ouvir a Rosa Passos , a Beth Gibbons e a Sónia Tavares mas isso não é possível . A Ana Vieira cada vez canta melhor e se já fez esquecer a Helena Noguerra , vai crescer ainda mais e atingir níveis de interpretação que hão-de acabar com as comparações , além disso , nas novas canções sente-se já a marca dela .E ainda bem que assim é .

No próximo sábado é em Arcos de Valdevez. Vou continuar a seguir a Cinema Tour , indo aos concertos que puder até aos espectáculos de Lisboa no CCB e então, finalmente , vamos poder ver a Beth Gibbons em palco a cantar o Lonely Carousel.

8.10.04

Hoje começa a Cinema Tour do Rodrigo Leão . É em Sintra , no CC Olga Cadaval .

Cá vou eu até Sintra ...

O santanismo


O senhor PM não comenta o caso Gomes da Silva-Rebelo de Sousa , porque está muito ocupado a governar Portugal , tentando descobrir como vai fazer para baixar os impostos e aumentar as pensões . Isto não é demagogia nem populismo , é uma coisa mais descarada e mais reles . É o santanismo em movimento .

7.10.04

O que faz falta...


Estes gajos (usar os genéricos é uma ideia do governo e assim sendo, eu uso ) andaram juntos na escola , compram as gravatas no mesmo sítio , dormem com as gajas e com os gajos uns dos outros , trocam prendas no natal , piropos na assembleia da república e ofendem-se em directo à hora do telejornal .

Estes gajos são todos iguais ( bem , o Alberto João é mais burro e mais fascista que a maioria ... ) e nunca contam metade da história , por isso nós que também somos todos iguais mas diferentes deles não podemos dar opinião. No entanto eles fazem declarações como se quisessem explicar-nos coisas .
Isto está confuso ? Então expliquem-me esta história do Marcelo e do ministro que veio defender o Santana Lopes como se este fosse uma virgem perdida entre os lobos . Expliquem-me esta merda do contraditório que parece ser a nova bandeira. Será que vamos ter em todos os jornais , rádios e televisões, um cantinho dos partidos para garantir o pluralismo ?

Só pode ser brincadeira . Só pode ser para distrair a malta . E assim sendo , o que faz falta ...


6.10.04

Futebóis


Levar 3 do FCP não me chateia, nem sequer me tira o apetite - eu até estava a comer umas ostras deliciosas num restaurante em Altura , o que me chateia , e muito , é que um parvalhão qualquer de apito e camisola preta ache que é dono daquilo e expulse um jogador do Belém ( ou de outro clube ) que foi agredido no chão por um adversário que se saíu airosamente da história ...

1.10.04

Ai que linda ponte ...


...que eu vejo daqui . Cá vou eu prás Cabanas . Viva a República !