28.11.03

vivam os noivos que se vão casar amanhã



beijos para a Noiva e para o Noivo . mais beijos e um link onde poderão encontrar a resposta às dúvidas fundamentais , como :

Luvas usá-las ou não? Eis a questão!

deus , pátria e autoridade


há gente a construir um muro gigante que cerca cidades inteiras deixando a chave das portas nas mãos dos donos do muro . os que ficam do lado de dentro são prisioneiros ? foram julgados e condenados por algum crime ? como digerir isto ? que nome vai ter aquele MURO DA VERGONHA ?
deus , pátria e autoridade nunca trouxeram nada de bom !

depois de escrever isto descobri a campanha abaixo ...

Campanha para acabar com o muro

a todos os que pensam que ser contra o muro é ser a favor e qualquer tipo de terrorismo eu dedico um enorme bocejo e um quadro em ponto de cruz

27.11.03

até amanhã

fui à fnac


comprei um disco da Lila Dows chamado Sandunga , composto por temas gravados em 1999 , mas quase todos desconhecidos para mim . como esperava é um grande disco . do melhor que o méxico tem para dar .
estava lá também o fantástico Reveries do Paolo Conte com recriações de temas já antes gravados por ele . este disco devia ser de escuta obrigatória em todas as estações de rádio do planeta . que dizer ? talvez que melhor só é possível ao próprio .
havia também lá um objecto lindo , uma caixa longa e colorida , que alberga 3 cd's dos talking heads e tem o nome "more then meets the eye" . já sabem que só comprei o da Lila Dows , os outros fazem parte da minha lista tal como a caixa de bonbons azedos do senhor Brel .

Ninguém sabe porque é que não ficam em casa


eu não gosto nada do scp mas é uma questão de humanidade , afinal tá frio !

conversa da treta


estou vivo , mas ocupado até ao ponto em que nem sequer tenho tempo para um post decente .
amanhã talvez ( como diz a Marisa Monte , essa grande atleta dos 100 metros barreiras ) . beijos a todos - mais a uns do que a outros mas aqui fica , para que conste .

25.11.03

oremos irmãos ...



notícias:
a minha filha faz 3 anos
o céu está muito azul mas o Tejo está muito castanho
estou perdido no meio de montes de papel
o autocarro continua no mesmo buraco
o DN tem hoje um livro do Rabindranath Tagore
a frança e a alemanha não precisam de respeitar o pacto de estabilidade
e o resto é futebol ....

24.11.03

o ponto de cruz dá boas prendas de natal ?






aqui há mais

algarvias e algarvios


estava eu a ler o asul ( onde restaurante da semana é o Aquário ) quando me lembrei que vou para Tavira passar uns dias e gostava de ter restaurantes novos para experimentar .

aceito sugestões para visitas gastronómicas entre Olhão e Ayamonte . vá lá ....

nesta manhã de 2ª feira já li os blogs do costume . ainda não li todos mas dei uma vista de olhos .
nada de grande monta . fiz umas pesquisas no google e encontrei coisas curiosas mas também nada
que mereça destaque (uns bonecos do Lee Falk , umas notícias do Zimbabwe , receitas do Rick Stein ... ) .
por vezes são assim as manhãs de outono com vista para o tejo e céu cinzento de nuvens . faltam pessoas
falta conversa capaz de passar os limites da escrita . por vezes nada me prende a atenção e fico irrequieto , amanhã a Madalena faz 3 anos e ainda não decidi claramente o que vou fazer para o jantar , o fim de semana foi bom mas não como eu esperava , o belenenses ganhou mas o treinador foi embora . há muitas questões por responder e , é verdade , aguardo notícias . já chegaste ?

21.11.03

conversa no banco em frente ( no metropolitano Alameda - Oriente ) .



duas jovens trocavam impressões sobre o curso de medicina , estando uma delas a recolher as impressões da outra sobre uma prova oral . a que já fizera a prova dizia referindo-se ao examinador :

- Ele gosta muito da diabetes e de cálculos ...

e a outra fazia um sorriso de cheio de compreensão , como se também gostasse . tá tudo doido ?

depois ainda escutei por 3 vezes a expressão cardiopatia esquémia .

estou entre a leveza e o desconsolo . isto porque o disco do meu computadorzito recusou-se a acordar e não foi possível reanimá-lo até agora .
- vamos mandar o disco para o laboratório sem compromisso ... foi o que me disseram e agora tenho um disco novo , cheio de espaço , a cheirar a novo , mas ... fiquei sem as receitas , os mp3 , os meus escritos dos últimos 2 anos , o software que uso no dia a dia etc ...

nada que me faça demasiada falta .

20.11.03

confesso que faço todos os testes que vejo referidos na bomba e na papoila , mas ainda não encontrei nenhum que me agradasse . será culpa minha ou dos testes ?

bush em terras da rainha , ou uma carta no jaquinzinhos


eu sou de esquerda , talvez apenas por ausência de opções , mas penso em mim dessa maneira .
alguém que é de esquerda .
nunca poderia ser dessa maçada gordurenta que é ser do centro , nas suas variantes centro-esquerda e centro-direita , dificeis de aceitar , compreender e distinguir , todos eles reclamando para si a tradição da democracia cristã ocidental que é provavelmente um estado de espírito pois nunca encarnou à minha frente como uma forma de governar ( não me façam rir com exemplos italianos ) .
nunca serei de direita e mesmo que a perturbação mental ( resultante do consumo de alcool ou da arteriosclerose ) me levasse uma dia a cair nessa masmorra , seria incapaz de o admitir . tal como sou incapaz de me despir no metropolitano ou erguer uma bandeira do sporting clube de portugal .
nunca serei do partido comunista , nem de qualquer organização maoista , ou estalinista . nunca abrirei a boca para defender o fidel castro ( embora pense que cuba dali vai para pior ) e mais , não conheço nenhum político de esquerda ( seja ele presidente ou ministro , morto ou vivo ) que eu admire e de quem diga , quero este para governar na terra onde eu morar .
se calhar também não sou de esquerda , mas sei que sempre fui contra o muro de berlin e fui lá para o ver cair , com a alegria de estar a presenciar um facto que aumentava a dignidade humana , e acho que o muro que agora se ergue é uma mácula que toca a todos . nunca fui a favor de quem mantém os opositores na prisão , nunca fui a favor de qualquer política de terra queimada . enfim devo ser um hippy agonizante ...

hei-de ser sempre contra atentados bombistas , execuções sumárias , torturas e todas as formas de violência ( o cília tem um disco que se chama "contra a ideia da violência , a violência da ideia " , não é um bom disco mas é uma boa frase )

nunca gostei do reagan , nem da tatcher , nem do bush , nem do andropov , kim il jong , mugabe , giscard , breznev , ieltsin e um etc muito grande . mas gosto de receber notícias do sub-comandante Marcos . gosto das histórias do Ahmad Shah Massoud , gosto de pensar que a birmânia iria melhor se as eleições fossem respeitadas e a senhora Daw Aung San Suu Kyi governasse em vez de estar presa .

nunca serei capaz de ouvir defender o salazar .

todos os meus amigos sabem que eu penso assim e os outros ficam agora a saber . peace & love

na companhia dos Black Eyed Peas - Where is the love ?

19.11.03

2ª , 3ª e 4ª ocupadíssimas , sem tempo para olhar para o lado , nem operação triunfo ( vício privado ) nem futebol (vício público ) a tudo eu resisti perante as obrigações laborais - o que um gajo faz para comprar uns cd's e pagar a escola dos filhos - mas hoje arranjei aqui um tempinho na hora de almoço para vir fazer um post que apenas serve para explicar que não desisti nem estou doente .

novidades há poucas mas uma delas é de monta e passo a contar .

há já algumas semanas que a loja de esquina da minha rua ( fechada há mais de 2 anos ) estava em obras . na parte final das obras forraram os vidros com um papel onde se lia "delta cafés" e eu pensei , vamos ter bica perto de casa ... boa , mas não ! com o vendaval do fim de semana o papel rasgou-se e primeiro apareceu a imagem de uma senhora de idade , depois um nome "Mary Baker Eddy " but it still didn't ring no bell e de repente eu consegui ler uma frase por demais reveladora "A chave das escrituras " , e agora ? quem mandou os cientologistas para perto da minha porta ? vamos ter festa !

16.11.03

será impressão minha ou hoje , sempre que ligo a tv , encontro a banda eva a tocar frente ao estádio do dragão ??? eles não se cansam ?
será impressão minha ou este estádio é mais bonito que aqueles mandados construir pelo SCP e SLB ?
será impressão minha ou a esta horas os SCP's e SLB's que lerem isto já me estão a chamar nomes . Chamem-me pastel que eu responderei : "com muita honra !"

leio num jornal as declarações de um lider religioso europeu que acha que "paternidade responsável é dar vida a 10 ou 12 filhos como Deus manda" . Deus ? manda ? onde ? quando ? a quem ? e esse Deus conversou sobre esse assunto com as mulheres que supostamente passariam 90 a 108 meses grávidas , mais 30 a 40 meses a dar de mamar .

esse senhor conversou com pessoas normais ou só fala com os escolhidos ... os fundamentalistas europeus estão cada vez mais próximos de nos entrarem em casa de crucifixo em punho a clamar por um regresso à fé original .

e eu que não quero ser salvo faço o quê ? sujeito-me aos impropérios desses inspirados que gritam contra tudo o que não vier na Bíblia ?

estão quase a atear de novo o fogo na biblioteca e nós deixamos !

Há o gostar , o não gostar e o deixar ir . Há o achar que deve ser , o seu oposto e a indiferença. Há o Benfica e o Sporting entretidos em guerras de palavras e dinheiros e o Porto que vai ganhando . Há Portas de várias cores , como há Ferro Rodrigues e Durão Barroso que nunca disseram nada de interessante ( nada , zero , zilch .... ) desde que chegaram ao topo das suas carreiras políticas e não me parece que venham a dizer e há a vida a passar , o tempo a escorrer por entre as mãos de todos nós que pacientemente trabalhamos e comemos e dormimos como animais bem comportados . É triste e não há Iraques , Euro 2004 ou natais que nos valham .

Há o dormir acordado ...

14.11.03

Obrigado Xobineski


Interrompi a minha sesta para vir aqui dizer que gostei de descobrir no Xobineski Patruska , o culto do Sr. Cebolo , e então recomendo que façam o seguinte :

os roomances são lindos , com capas e descrições muito apelativas como podem ver no exemplo , escolhido ao acaso .

INCESTO SEM PECADO
Duas crianças, trocadas ao nascer, vivem no mesmo palacete onde a rica ocupou a posição da pobre, de quem passa a ser criada, enquanto a pobre tomou o lugar da rica que odeia e maltrata.


já não há bilhetes ?


Solidariedade


um click para saber se há novidades no SolidariedadeBlog

13.11.03

Gajos , aqui está um link , para enviarem a quem vos perguntar o que querem no natal , não pode falhar , quem não gostar destas coisas não é homem , não é nada . Olhó belo canivete !!!
olhó Levitron Omega !?!?!?!?!

Pain-to-Pain technology


You have the impression that the disasters of the world do not touch you anymore? You feel vaguely sorry for other people's misfortunes but you don't feel the inner urge which used to make you help your neighbour ? WiFi-SM is the solution !


12.11.03

Tomás , aqui vai um post para ti



O Tomás é um amigo ( na vida real ) e um leitor deste blog , que como eu gosta de saber o nome e a morada de restaurantes bons , por isso este post tem dedicatória .

Já aqui falei no Alcabrozes , um blog olhanense que costumo ler , na sequência de comentários que fiz nesse blog vim a conhecer o Asul , outro blog olhanense onde encontrei o princípio de uma boa ideia , um roteiro gastronómico da região , e esse roteiro é apresentado desta maneira pelo autor : " ... informações úteis a quem visite esta terra e por cá deseje tomar uma refeição. Vou iniciar precisamente com o restaurante onde almocei hoje, outros se seguirão."
Enfim o ideal . Visitem-no que eu também e assim que puder confirmar o que por lá for lendo aqui o farei . Como a ideia é recente ainda só existem duas referências , mas o autor promete mais .
Então Tomás que tal ?

quem aprovou o projecto do estádio da luz ? alguém considera que aquela coisa está integrada na zona envolvente ou sequer que tem algum interesse arquitectónico ? alguém se preocupou com os portugueses que não são do benfica e que por isso não conseguem gostar daquilo ? e aquele murete branco ???? é pior que os azulezos de wc do vizinho . os benfiquistas não têm culpa , mas pior que aquilo só me lembro daquela estátua do areeiro .

-na RTP levam tigres americanos para um santuário - que lhes faça bom proveito , e que quem lá está trate deles ...
-no Hollywood fico a saber que "Memet II" ( príncipe turco que conquistou Constantinopla em 1453) se chama na verdade Maomé , isto é , o actor dizia Memet e eles traduziam Maomé , depois o actor dizia Mahoma ( era um filme espanhol) e eles voltavam a escrever Maomé . ficava um pouco complicado ...
-no people and arts traduzem dye ( tingir ) por tie (gravata ) o resultado é digno de figurar em qualquer obra surrealista
-e nos programas (legendados ) de culinária ???? é só rir ...

10.11.03

o risotto do fim de semana


adaptado do Jamie Oliver , the naked chef

para que a receita corra bem eu preciso de :

espaço e sossego
1 lt de caldo de galinha (não é um cubo , é mesmo o caldo apurado onde cozeu o pobre pássaro)
1 cebola picada
3 colheres de sopa com azeite
5 fatias de bacon (cortadas em tiras não muito pequenas - 3 ou 4 cms)
2 colheres de sopa de feijão manteiga
1 colher de sopa de alecrim
um copo de vinho branco ou dry martini
1 chávena de arroz (apropriado para o risotto , arborio ou carnaroli )
1 colher de sopa de manteiga
parmesão

Deitar azeite numa panela e refogar a cebola sem deixar escurecer , de seguida juntar o arroz e envolver cuidadosamente no refogado , deixar fritar um pouco mexendo com cuidado .
Juntar o copo de vinho branco ( cuidado que vai fumegar ) e deixar reduzir ,então chega a altura de começar a deitar o caldo que deve ser mantido muito quente . Baixar o lume e juntar uma concha de caldo , nesta altura junta-se também o alecrim e é preciso mexer até o líquido ter evaporado , juntar outra concha e repetir até acabar o caldo ( aproximadamente 20 mins.) A meio deste processo junte o bacon . O feijão( cozido) só se deve juntar depois da ultima concha de caldo .
Apagar o lume , juntar a manteiga e parmesão a gosto . Tapar , esperar 3 minutos e comer .
O aroma , a consistência o aspecto e acima de tudo o sabor devem justificar todo o trabalho.

Fiquei a pensar que usando grão cozido ( e sem as peles) em vez do feijão também deve ficar bom , hei-de experimentar .

8.11.03

porque hoje é sábado , fui à fnac , bebi café , fiz o almoço , ouvi o disco do robert wyatt acabado de comprar , ouvi mais música , fui ao supermercado , voltei para casa , preparei o que é preciso para o meu risotto do jantar ( que vai ter alecrim , tiras de bacon e cogumelos ) e voltei para a música - agora já com o estendal de dj e a pensar em pessoas a dançar , recebi um sms ( obrigado ) e ri , depois um telefonema e ri mais ( kik para ti) vim aqui ver um mail e aproveitei para escrever qualquer coisa . vou voltar para a música e mais logo risotto , vinho branco gelado etc ...
porque hoje é sábado já ouvi vinicius e vou repetir , saravá .

7.11.03

adoro fatias de pão torrado ( se possível no carvão ) barradas com azeite , alho e tomate , com sal e oregãos por cima ou com rúcula , um pouco de queijo fresco de cabra e azeite , ou apenas com tomate azeite e uma fatia fina de presunto ( mmmmmm ) . chamem-lhe bruscheta ou "pan de la casa" ou "pan tomaca" , "pa amb tomaquet" , ou o singelo torricado ....como quiserem .
não façam é disso uma actividade circense onde temos de tentar levar o pão até à boca sem deixar cair metade ( ou mais ) dos disparatados ingredientes que se acumulam em cima .
quem tem vergonha de apresentar a coisa na sua forma simples sirva uma pizza que essa ao que parece até banana pode levar .

hoje não me apetece



mas sempre fica um link com a recomendação para o visitarem e ouvirem músicas do GianMaria Testa , um italiano que compõe e canta como poucos .

Preferisco così
senza troppo rumore
come quando si sta soli
dietro una porta a guardare che spiove
Preferisco così
senza niente da dire
che un amore si sa
prima o dopo rubato sarà
Preferisco così
che non c'è niente da fare
solo stare seduti
a una porta qualunque
a guardare che spiove

5.11.03

fotos panorâmicas


Um site com fotografias fantásticas Taking the long view - Panoramic Photographs 1851-1991






o escrivão este blog agradece o desvelo de quem fica atento às palavras inaceitáveis e recomenda alternativas não pirosas

finalmente o segundo disco de Lhasa


Free Aung San Suu Kyi - Email the UN


li no centrifugação e enviei um e-mail . Esta senhora é dirigente do movimento não-violento para os direitos humanos e a democracia ( o NLD) , que em 1990 ganhou as eleições com 82% dos votos na Birmânia ( Myanmar ) , o resultado dessas eleições foi recusado pela junta militar que se mantém no poder .

mais informações nas páginas da DASSK

4.11.03

wallop



parece que há uma nova ferramenta para bloggar , chama-se wallop e no site podemos ler o seguinte

Welcome to wallop, where you can share photos, blog, and interact with your friends.

Membership to wallop is by invitation only. If you know someone who's a member of wallop, have them invite you to join!


já vi clubes onde é difícil entrar mas estes gajos estão a exagerar

info-lixo


eu sinto(?) que existem(?) algures entre o couro cabeludo e os dentes do siso , quantidades absurdas de informação cuja utilidade deixa muito a desejar . É o caso do número de telefone e data de nascimento daquela namorada/o que não vemos há mais de 15 anos , o nome da nossa professora da primeira classe , o conjunto de balde e peneira de plástico que nos deram no verão de 1963 ( é favor mudar a data conforme a realidade etária) . Recordamos coisas completamente impossíveis de alguma vez termos visto ( por não termos nascido ou não serem possíveis ) , temos ideias distorcidas acerca do tamanho das cadeiras , das árvores , da distância entre o baloiço e o chão etc . Recordamos frases disparatadas como - "o amigo do meu amigo , meu amigo é " (esta aprendi com o prof de matemática ) , ou "Jesus pede aos meninos que façam sacrifícios nesta quaresma "(catequese - 1966?) . Eu recordo como coisa importante , o aparecimento da coca cola cá na nossa terra , e a coleção de cromos " bandeiras e uniformes " ...
Isto deve servir para fazer de cada um aquilo que é , mas escapa-me o plano de detalhe .

como quase sempre isto acaba num link , desta vez é uma coisa chamada The long now foundation , pois aí encontrei esta frase maravilhosa - “digital information lasts forever—or five years, whichever comes first.” Esta fundação que conta com o Brian Eno como associado tem como objectivo " to promote "slower/better" thinking and to foster creativity in the framework of the next 10,000 years."

razão , como sempre , tinha o Cortázar ao falar em "Ocupações Maravilhosas " , pois de facto a lista destas é interminável

Bom proveito e graças adeus

3.11.03

songs of love and hate


um grande amigo chama-me por vezes mata-frades mal percebe que vou falar de algo remotamente relacionado com a igreja católica ou primas (mais ou menos ) chegadas , mas desta vez vou apenas escrever acerca da intolerância , da discriminação e do ódio , portanto isto não pode ser sobre qualquer igreja que radique na mensagem cristã .
não me interessa o bispo Gene Robinson mais do que qualquer outro e não me parece que a sua opção sexual tenha relação com a sua condição de bispo , ou sacristão ou acólito , principalmente porque se trata da religião anglicana que nasceu para facilitar os desvarios de um rei inglês e onde o celibato não é questão .
na verdade eu não quero saber de nenhuma igreja ou de qualquer bispo mas incomodam-me as imagens que vejo na tv , como aquela de um idiota com um cartaz onde se lia "Fag Church" ou o espírito cristão veiculado por um padre ugandês que desejou ao novo bispo uma morte para breve por forma a que possa receber o justo castigo no inferno ...
e por trás ( literalmente ) está a questão da sodomia , apenas e só , porque misogenia é coisa que nunca faltou por essas igrejas fora e lembro-me de ter ouvido há algum tempo um famoso padre da nossa terra afirmar acerca da possível ordenação de mulheres que , se Cristo quisesse mulheres a celebrar teria escolhido uma para o grupo dos apóstolos ... mas isso já é outra história .

e diz o Leonard Cohen que por acaso estou agora a ouvir:

let's sing another song boys this one has grown old and bitter - ( songs of love and hate)